Matemática

Matemática
Mete medo a muita gente

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Plano de Aula


Ensino Médio

Turma – 3º Ano

Objetivo: Usar o blog para obter um conhecimento prévio da história da estatística e socializar idéias.

Conteúdo: Estatística

Metodologia: Formar grupos misturando pessoas que tem habilidade com o ambiente virtual e as que não possuem conhecimento na área, pois os que já sabem vão servir de monitores para os que não sabem ainda.
Desenvolvimento:

1ª aula – No laboratório de informática dividir a turma em 5 grupos, pois na escola só dispomos de 5 máquinas que funcionam. Os alunos terão acesso ao blog: www.celematica.blogspot.com, onde já estará postado um texto sobre a história da estatística. A partir da leitura e interpretação do texto eles irão fazer uma pesquisa mais aprofndada sobre os matemáticos que contribuiram para o desenvolvimento do estudo da estatística.

2ª aula – Ainda com os mesmos grupos e com o uso dos textos lidos na aula anterior, os alunos irão produzir uma síntese sobre a história da estatística.

3ª aula – Será sorteado entre as equipes as áreas da estatística que irão trabalhar. Cada equipe produzirá um folder e um plano de aula para ser postado no blog.
4ª aula – Os grupos postarão os planos de aula e irão comentar os demais planos para que possam incrementar suas aulas com comentários e sugestões dos demais grupos.
5ª aula – Cada Grupo terá o tempo de 10 minutos para apresentar os conteúdos sendo que os demais grupos poderão fazer intervenções.

6ª aula – Apresentação dos grupos. É importante enfatizar que o professor deverá fazer intervenções com as devidas correções durante as apresentações.

7ª aula - Explanação do conteúdo pelo professor, com o apanhado geral das apresentações. E aplicação de exercícios para verificação de aprendizagem. Sendo que as questões terão que ser respondidas através de comentários no blog.

8ª aula – Conclusão do conteúdo com análise dos comentários e respostas no blog.

Avaliação
Será analisada a participação individual e coletiva durante o desenvolvimento das atividades. Serão avaliadas também as participações no blog tanto quantitativa como qualitativamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário