Matemática

Matemática
Mete medo a muita gente

terça-feira, 31 de agosto de 2010

Um pouco da História da Estatística


Para responder ao desenvolvimento social surgiram as primeiras técnicas estatísticas. · Quando as sociedades primitivas se organizaram sentiram necessidade de tomar decisões que exigiam o conhecimento numérico dos recursos disponíveis. · As primeiras estatísticas foram realizadas para os governantes das grandes civilizações antigas tomarem conhecimento dos bens que o Estado possuía e como estavam distribuídos pela população. · Apesar de se saber hoje que três séculos antes do nascimento de Cristo já se faziam estatísticas, a palavra estatística apareceu pela primeira vez no século XVIII e foi sugerida pelo alemão Gottfried Achemmel (1719-1772), palavra esta que deriva de statu (estado, em latim). · O primeiro dado disponível sobre um levantamento estatístico foi referido por Heródoto o qual diz que em 3050 a. C. se efectuou um estudo da riqueza da população do Egipto, cuja finalidade era averiguar quais os recursos humanos e económicos disponíveis para a construção das pirâmides. · No ano 2238 a. C. realizou-se uma estatística ordenada pelo imperador chinês Yao com fins industriais e comerciais. · No ano 1400 a. C. Ramsés II mandou realizar um levantamento das terras do Egipto. · Outras estatísticas referidas pelos investigadores foram feitas por Moisés (1490 a. C.), pelos gregos e pelos romanos.

6 comentários:

  1. História da estatística
    As primeiras aplicações da estatística estavam voltadas para as necessidades de Estado, na formulação de políticas públicas, fornecendo dados demográficos e econômicos à administração pública. A abrangência da estatística aumentou no começo do século XIX para incluir a acumulação e análise de dados de maneira geral. Hoje, a estatística é largamente aplicada nas ciências naturais, e sociais, inclusive na administração pública e privada.
    Seus fundamentos matemáticos foram postos no século XVII com o desenvolvimento da teoria das probabilidades por Pascal e Fermat, que surgiu com o estudo dos jogos de azar. O método dos mínimos quadrados foi descrito pela primeira vez por Carl Friedrich Gauss cerca de 1794. O uso de computadores modernos tem permitido a computação de dados estatísticos em larga escala e também tornaram possível novos métodos antes impraticáveis.
    Conceitos básicos
    Pode-se dizer que a estatística é um conjunto de métodos para coletar, organizar, resumir, analisar, planejar experimentos, interpretar e tirar conclusões.
    A variabilidade dos dados dos fenômenos da natureza, os chamados fenômenos aleatórios, constituem o objeto de estudo da estatística.
    Fenômenos aleatórios se caracterizam por se repetirem, os resultados não serem os mesmos a cada repetição e pelo fato de ao serem observados um grande número de vezes, apresentarem acentuada regularidade, caracterizando um determinado comportamento.
    Assim, os acidentes de trânsito, que embora não sejam exatamente um fenômeno ligado à natureza, como o são, por exemplo, o peso e a altura das pessoas, são um fenômeno aleatório, por se repetirem, não poderem ser previstos e apresentarem certa regularidade, sendo, portanto, objeto de estudo estatístico.
    Alunos: Cleuber, Jandson, Lais Diana e Adriana

    ResponderExcluir
  2. tb gosto de história da matemática.
    depois dê uma olhada no meu blog.
    ah, já tô te seguindo

    ResponderExcluir
  3. Que legal Jarbas. Parece que seus alunos já estão interagindo com ele, não? Um grande abraço e, Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Jarbas
    O seu BLOG está ficando muito bom e seus alunos já estão visitando e comentando...
    Deixo como sugestão:
    - inserir vídeos referente aos assuntos abordados.
    - inserir slides e textos

    Sucesso professor blogueiro

    ResponderExcluir
  5. que legal esse breve histórico da estatística.
    PArabéns pelo blog.
    Helen

    ResponderExcluir
  6. Está muito legal o seu blog, com a participação dos alunos.
    Muito Bom, hein!

    ResponderExcluir